quinta-feira, 19 de novembro de 2009

APRESENTAÇÃO

Entre professores e profissionais de Administração de Empresas, muito se fala sobre a importância da formação de bons empreendedores. Segundo pesquisa divulgada pelo SEBRAE, de Brasília, em agosto de 2004, em nível nacional, a cada 10 novos negócios somente um comemora 10 anos de atividades. Das micro e pequenas empresas nada menos do que 59,9% sucumbem antes do quinto ano e 49,4% encerram atividades antes de completar o segundo ano.
A primeira constatação que se faz é que muitas vezes o dono de um novo negócio não tem perfil empreendedor para aquela circunstância. Ele apenas “está empreendedor” por conta de uma situação. Ser empreendedor é colocar em prática uma idéia fundamentada no conhecimento. É buscar a felicidade nos resultados obtidos com sua iniciativa. A recompensa não reside na função exercida. O que realmente faz a diferença é a atitude profissional adotada, seja como autônomo, como executivo ou como empresário.
Ser empreendedor exige uma elevada dose de competência pessoal para exercitar habilidades diversas sem jamais perder de vista a harmonia do conjunto da organização. O leque de habilidades para o desempenho com êxito da atividade exige competências como:
• Criatividade e inovação;
• Disposição para atuar em equipe;
• Visão sistêmica e de longo prazo;
• Capacidade de negociação;
• Adaptação à mudança;
• Liderança;
• Capacidade de comunicação para estabelecer network; e
• Disposição para correr riscos.
Para entrar hoje no mercado é preciso ter muito de empreendedor da sua própria carreira, e também dos negócios próprios ou de terceiros, e essa é uma das lacunas hoje existentes na região do Alto Oeste Potiguar. Foi pensando nessa oportunidade e no grande interesse desse tema entre a comunidade estudantil universitária que nos propomos a realizar um evento que possa contribuir para a formação e desenvolvimento de empreendedores.
A Semana de Estudos e Trabalhos de Administração – SETAD inova pela sua forma de estruturação, pois foge dos formatos utilizados, sendo composto por 2 fases, que se diferenciam pelos tipos de trabalhos e estudos propostos. Tem o objetivo de promover um encontro dos estudantes de administração, estudantes de outros cursos e empresários da região do Alto Oeste Potiguar, onde os alunos possam apresentar trabalhos acadêmicos e projetos desenvolvidos durante a vida universitária, criando oportunidades reais de inserção no mercado; desenvolver no empresário o sentimento de acolhida aos futuros administradores; e promover a discussão e estudo de temas atuais de interesse dos alunos.
O SETAD é um evento pensado por alunos, para alunos, por isso busca trazer um tema de interesse e relevância real para a vida profissional dos acadêmicos. E como o tema proposto é “A arte e os desafios do Empreendedorismo” os alunos idealizadores ousaram por realizar um evento diferente em seu formato. A proposta é de um evento composto de duas fases, onde essas se complementam. A primeira fase trará palestras e workshops de professores da área e empresas conceituadas regional e internacionalmente, a fim de diversificar a visão de empreendedorismo.
A segunda fase traz trabalhos acadêmicos, oficinas, palestras e um espaço para apresentação de projetos para a comunidade empresarial a fim de proporcionar aos alunos a oportunidade de apresentar trabalhos e projetos empreendedores, “vendendo” assim a sua imagem e capacidade empreendedora, ampliando o seu leque de oportunidades no mercado de trabalho.
Para a sociedade empresária o evento proporcionará a ampliação de conhecimentos do tema com pessoas qualificadas, maximizando a sua visão de empreendedor e do próprio curso de administração. A comunidade do Alto Oeste Potiguar ainda é carente desse tipo de conhecimento, e a oportunidade será um marco na contribuição da universidade para a formação profissional de alunos e empresários.
O formato do evento levanta inúmeros questionamentos, entre eles o porquê de não ser tudo em uma só semana, e a resposta é simples: tudo em uma semana não proporcionaria aos participantes a oportunidade de usufruir de todos os bons momentos que se pretende oferecer. Outro questionamento é sobre o horário, por que não colocar uma parte das atividades pela manhã? E a resposta também é simples: se queremos que os empresários participem não podemos colocar as atividades em horário comercial; além disso grande parte dos discentes do CAMEAM são compostos por pessoas de cidades vizinhas, que tem dupla jornada (trabalham de dia e estudam a noite) e como o evento busca atingir esse publico é inviável realizar um evento em horário diurno. Diante disso o formato inovador do evento proporciona a oportunidade de aproveitamento de todas as boas informações por todo o público alvo, não comprometendo o sucesso do empreendimento.

Um comentário:

  1. O SETAD será um evento muito importante para os estudantes e os empreendedores que precisam aprofundar o seu conhecimento e também para a valorização desse curso na região e o que ele vem fazendo e pode fazer para melhorar o empreendedorismo local.Venham todos participar!

    ResponderExcluir